O procedimento dos comerciantes em relação à clientela vem mudando bastante nos últimos anos e isso se deve ao fato do aumento populacional, as facilidades de consumo e, por outro lado à violência com que muitos são surpreendidos em seus locais de trabalho, fazendo com que com que muitas coisas saiam do controle e exijam uma mudança drástica nos seus hábitos diários.
Em vários lugares por onde eu ando, tenho observado um
comportamento impaciente por parte dos vendedores. Na hora em que vamos provar
alguma roupa no vestiário, é comum baterem à porta para saber se a peça que
acabaram de nos entregar serviu em nosso manequim... só se fôssemos flash man...
Calculam o tempo de maneira errada como se trocássemos de roupa num piscar de
olhos. Não nos dão tempo nem para nos despir... É tudo a jato. E, ainda, não raro, há as vendedoras que
simplesmente recuam as cortininhas sem nos pedir licença. É o cúmulo mas
acontece.
Outra coisa bastante irritante ocorre no momento em que vamos
digitar a senha do cartão. Tem umas que nem sequer olham em outra direção,
muito pelo contrário, fazem questão de ficar acompanhando cada movimento dos
nossos dedos e aprender os números que clicamos na máquina. Ora, as pessoas não
se sentem a vontade com um tipo de controle dessa natureza. Qualquer dia, saio do sério e rodo a
bahiana...
Porém, o mais absurdo
é quando terminamos de concluir o pagamento numa loja ou lojão e antes que consigamos
colocar a carteira dentro da bolsa e fechar o zíper , a pessoa responsável pelo
Caixa nos enfia a sacola no nariz numa demonstração de pressa
como se desejando que
evaporássemos da sua frente. Não é assim que se conquista clientes. E, por último, bastante rotineiro é ficarmos procurando pelo nosso pacote contendo
nossas compras depois de efetivarmos o pagamento das mesmas e constatarmos que
ele está nas mãos da vendedora próximo á porta de entrada e bem lacrado para
evitar que algum espertinho tire proveito da situação enquanto passa pelas
mercadorias expostas por todos os lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe aqui o seu comentário para que possamos aprimorar cada vez mais o conteúdo de nossas postagens.