sábado, 30 de janeiro de 2021

ÀS ESCURAS

 

                                   


      Às vezes, a gente pensa que sabe tudo em matéria de relacionamentos. Um pouco de experiência e pronto. Parece que somos "experts". Nos sentimos inatingíveis pelo que vemos acontecer com outras pessoas ingênuas e despreparadas. Achamos que jamais vamos entrar numa furada porque enquanto as outras  estão indo, nós já fomos e voltamos inúmeras vezes. Temos uma inteligência acima da média. Bom, isso é o que imaginamos. Mas, nem sempre é o que acontece.

      Todo relacionamento deve ser às claras. Nada justifica namoro às escondidas.

      Se aceitamos um envolvimento sentimental com outra pessoa sem que as demais saibam, estamos involuntariamente dando margem para que a mesma se sinta no direito de cantar qualquer outra que encontre pelo caminho, da mesma forma que também estamos permitindo que ela seja cantada por tantas quantas não souberem o que está rolando nos bastidores do grande palco da vida.

      O mundo está cheio de homens casados que escondem a aliança, só para você pensar que eles são livres. Evitam sair em público e não gostam de tirar "selfies". Preferem frequentar a sua casa mas não querem que você conheça o lugar aonde moram. E assim o tempo vai passando até você ser completamente fisgada pelas gentilezas e aparente caráter impoluto. Daí será tarde. Quando você descobrir pela boca dos outros, estará tão envolvida e ficará muito mais difícil o rompimento. Portanto, cuidado.  Você já parou para pensar que ele até pode não ser casado no papel mas ter uma união estável com outra mulher? Você acredita que ele não gosta mesmo de crianças e possivelmente até tenha filhos por aí? Não aceite nada no escuro porque se você aceitar, poderá vir a ter grandes surpresas no futuro. Se aceitar, estará permitindo que ele tenha muitos outros casos paralelos ao mesmo tempo. Estará consentindo ser usada pelo período que ele quiser e não tenha responsabilidade alguma na hora em que resolver partir. Estará dando a ele o direito de lhe enganar do mesmo jeito que engana as outras, amigas suas ou não.

      Se você está passando ou já passou por uma situação desse tipo, saiba que você não é completamente uma vítima das circunstâncias. Você permitiu.

      Se você divide o mesmo teto com um cara que não lhe assume, depois não reclame. Aprenda a se impor desde o início. Se ele não lhe assumir agora, não lhe assumirá depois. Por que permitir que ele viva com você e continue se intitulando solteiro nas redes sociais? Por que ele não leva você junto nas festas da firma onde trabalha? Por que deixar que ele faça as compras sozinho como se não tivesse ninguém para acompanhá-lo?

      Os homens quando querem alguma coisa com uma mulher, pintam verdadeiros castelos. Mesmo que lhe peçam para manter tudo em segredo, abra a boca. Escancare o rolo. Mesmo que ninguém tenha nada a ver com a sua vida, conte para a sua melhor amiga. Conte para a sua família. Não entre no jogo dele. Valorize-se. Nem todos são sem-vergonhas mas, fique atenta.  Se alguém souber alguma coisa sobre ele, poderá comentar com você e lhe abrir os olhos para que não caia no abismo. Se ninguém souber, ninguém poderá vir em sua defesa.  Se você ceder ao jogo da sedução e manter tudo em sigilo, não será totalmente uma vítima. Terá a sua parcela de culpa por ter concordado com um namoro às escuras.

      Exija tudo às claras. É a melhor maneira de preservar a sua dignidade e ficar protegida contra os relacionamentos plurais que tanto empobrecem os valores humanos.

                                     Elisabeth Souza Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui o seu comentário para que possamos aprimorar cada vez mais o conteúdo de nossas postagens.