sábado, 30 de janeiro de 2021

QUANDO O ASSUNTO É TRAIÇÃO

 

     




 

          Quem já não encontrou um fio de cabelo longo e claro na jaqueta ou camiseta do maridão? E ficou se perguntando de quem seria aquela melena diferente da sua.. Pois é, isso acontece com muito mais frequência do que se imagina. E, quando acha uma marca de batom ou mancha de base difícil de ser removida da roupa dele? E aquele perfume mais adocicado do que o seu? De onde teria saído? Se confrontado, certamente ele dirá que deve ter sido de uma cliente ou colega de trabalho ou até mesmo de uma amiga de infância que abraçou na rua sem maldade nenhuma. Até aí, a casa balança mas não chega a cair.  Um dia depois do outro e a gente logo esquece, não é mesmo? Para que começar uma discussão se a vida já anda tão complicada? O tempo vai passando e outras coisas vão acontecendo. O telefone que toca e ninguém fala nada do outro lado da linha; o inacessível celular que ele coloca debaixo do travesseiro quando dorme e carrega no bolso até quando vai usar o banheiro; os atrasos cada vez mais frequentes para chegar em casa e as crescentes queixas de cansaço para maiores intimidades... Vamos fazendo vistas grossas, relevando ao máximo para não dar um estouro. Mas, de repente, a desconfiança pode aumentar quando ele aparece com a cueca virada do avesso e suja. E, como se não bastasse isso, outro longo fio de cabelo enroladinho dentro de uma de suas meias que parece ter sido colocado de propósito por alguém para você achar. Daí ficamos com a pulga atrás da orelha sem saber o que pensar porque esses são os sinais mais comuns de que há algo muito errado acontecendo no nosso relacionamento.

          O tempo que ficamos com alguém nunca é suficiente o bastante para que a conheçamos profundamente bem. Há pessoas que escondem outra identidade por baixo daquela imagem que elas apresentam a sociedade. Sabem mentir de uma forma tão elegante e convincente que acabam acreditando na própria mentira e pousando de vítimas como se nós estivéssemos sendo paranoicas por questionarmos o seu comportamento.

          Quem mente rouba a boa fé das outras pessoas. E não acredita que a mentira tenha pernas curtas e que logo ela poderá cair por terra, deixando-o sem crédito perante todos. Por isso, ele investe cada vez mais na enganação, achando que vai conseguir justificar uma mentira com outras mentiras ainda mais relevantes. E segue em frente com sua lábia sedutora até que um dia a sua máscara caia no chão e revele o verdadeiro lobo que se escondia por baixo de sua pele de cordeiro.  

          Nunca devemos confiar cegamente numa pessoa, por mais que ela nos pareça ser quase perfeita porque pessoas perfeitas não existem. O que nos cega com relação aos seus defeitos é o amor que sentimos por ela. E quando existe muito amor envolvido é difícil enxergar a pessoa amada como realmente ela é. Por isso, quando os outros tentam nos abrir os olhos, alertando-nos que estamos diante de um demônio de duas caras, insistimos em continuar seguindo em frente com ele nem que seja rumo ao inferno. Quando se está apaixonado é quase impossível se render às evidências. E quanto mais confiarmos em alguém, maior será a nossa decepção caso ela venha a acontecer. Seja por motivo de traição ou violência doméstica. E a dor da decepção amorosa é quase insustentável porque fere os brios da alma que nenhum remédio de farmácia tem eficácia para combater.

          Com a facilidade dos relacionamentos modernos, é muito comum os homens serem polígamos e conciliarem dois ou mais relacionamentos afetivos no mesmo período de tempo. Há os que se atrapalham trocando os nomes e os endereços das pessoas envolvidas ou cometendo outros tipos de gafes e acabam sendo descobertos com a boca na butija. E há os raríssimos que conseguem fazer a felicidade feminina, apesar da grande demanda porque as mulheres costumam ser exigentes e não deixam barato uma traição. Elas também traem quando percebem que estão sendo traídas a fim de se vingar ou por necessidade mesmo quando o cara com quem estão não está conseguindo mais dar conta do recado. De uma forma ou de outra, traição não é a melhor saída para a crise num relacionamento. Quando as coisas não vão bem, a solução é sentar e conversar, um olhando para o outro e que a verdade sempre prevaleça. Uma traição poderá ser perdoada mas uma mentira jamais será esquecida.

          Procure ser sincera em todas as ocasiões. E se estiver desconfiada de que está sendo traída, pense muito antes de optar por uma separação. Não vá sair correndo para entregar de bandeja a pessoa que você ama para quem ela está apenas tendo um caso passageiro. Pode ser apenas uma febre momentânea. Mas, dependendo muito da sua atitude, o que é apenas uma brincadeira pode virar algo muito mais sério.

          Se você perguntar para a maioria dos homens divorciados quem pediu a separação, verá que a maioria dos pedidos partiu das esposas e não deles. Os homens fazem coisas absurdas mas acabam voltando para casa arrependidos. Mentem, prometem castelos e voltam a fazer besteiras e se arrepender. Mas, a maioria volta. Eles são inseguros e por mais velhos que estejam, às vezes agem como moleques para se autoafirmar. Quase nunca admitem ser abandonados. Não toleram um pedido de divórcio. A maioria dos crimes passionais ocorre por não aceitarem o fim do relacionamento. Lembro-me de um caso que fiquei sabendo onde o marido trocou a esposa e o lar com os filhos adolescentes por uma jovem bem mais jovem do que ele. Passou um determinado período, ele sofreu um derrame em plena via pública e foi conduzido imediatamente ao hospital. Diante das sequelas que ficaram do derrame, a jovem não quis mais ficar com ele, abandonando-o a própria sorte. A esposa que havia sido traída, então, o levou de volta para casa e passou a cuidá-lo. Não sei se o casal ainda está junto atualmente mas o tal homem recebeu uma grande lição. Não se troca uma pessoa que nos ama de verdade por alguém que nos vê apenas como um passatempo. Evite os riscos de perder um amor verdadeiro pelo prazer momentâneo de uma aventura. Valorize quem ama você.

          As pessoas não são perfeitas. Não busque a perfeição porque não irá encontrá-la. Cuide do ser amado. É alguém que pode cuidar de você, fazer companhia, arrancar sorrisos e lágrimas. E fazer você se sentir viva. Pense muito antes de se separar se for por um motivo fútil ou até mesmo uma traição. Os homens não têm prazo de validade. Charles Chaplin engravidou uma mulher quando estava com 80 anos. Sua filha, Geraldine Chaplin também se tornou atriz. Os homens podem estar carecas e pançudos, pobres e doentes mas sempre haverá uma mulher disposta a resgatá-los. Já as mulheres depois de um certo tempo, dependendo de como estiverem fisicamente, fica bem mais difícil. Pense nisso. Não que uma mulher precise de um homem para ser feliz. Mas a solidão não faz bem para ninguém. Se você teve a sorte de encontrar alguém para amar, não jogue essa oportunidade no lixo. Cuide do seu jardim para que seja sempre florido. Os homens são como as borboletas que voam. Eles estarão sempre por perto. E sempre voltarão...

                                        Elisabeth Souza Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui o seu comentário para que possamos aprimorar cada vez mais o conteúdo de nossas postagens.